quinta-feira, 21 de outubro de 2010

História de um átomo


História de um Átomo
(Eternidade da matéria)

Fui átomo de rocha, fui granito,
Fui lava de vulcão, fui flor mimosa,
Sutil perfume, nuvem borrascosa
Manchando a transparência do infinito.

Vaguei no espaço... errante aerolito
Transpus mundos de essência vaporosa.
De santos fui artéria vigorosa,
O coração formei a ser maldito.

Nasci com a Terra; gaz eu fui com ela,
Estive de Princípio na procela,
Fui nebulosa, sol, planeta agora.
Há cem mil séculos vivo m’encarnando,
Águia n’altura, verme rastejando,
Pólen voando pelo espaço a fora.


Rodolfo Marcos Teófilo, nascido lá pelas terras de Salvador-Bahia, no dia 6 de maio de 1853, foi um Médico sanitarista, intelectual, industrial, divulgador científico e poeta. Faleceu em Fortaleza-Ceará, no dia 2 de julho de 1932. A ele, nossa homenagem!

Esta entrada não é da minha autoria. Pertence inteiramente ao Boletim Informativo do Instituto de Física de São Carlos.

Deixo-o aqui porque sinto que esta é em parte a história do corpo de cada um de nós. Um encontro de átomos que sabe-se lá de quantas coisas foram parte. Terão sido rocha e terra, outros gás e água. Agora são vida e um dia serão pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário